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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21b.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP5W34M/3GK4L3P
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21b/2014/07.06.06.17
Última Atualização2014:10.09.14.08.17 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21b/2014/07.06.06.17.39
Última Atualização dos Metadados2022:03.15.19.34.08 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-17414-TDI/2217
Chave de CitaçãoOliveira:2014:EsCaMa
TítuloEstimação das características de massa de mancais aerostáticos para aplicações espaciais
Título AlternativoAir bearing mass characteristics estimation for space applications
CursoCMC-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR
Ano2014
Data2014-06-18
Data de Acesso10 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Arquivos1
Tamanho5985 KiB
2. Contextualização
AutorOliveira, Alexandre Macedo de
GrupoCMC-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR
BancaRicci, Mario Cesar (presidente)
Carrara, Valdemir (orientador)
Kuga, Hélio Koiti (orientador)
Fenili, André
Martins Filho, Luiz de Siqueira
Endereço de e-Mailalexandrenagy@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2014-07-06 06:17:39 :: alexandrenagy@gmail.com -> administrator ::
2014-07-08 15:57:04 :: administrator -> alexandrenagy@gmail.com ::
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2014-07-17 00:18:11 :: alexandrenagy@gmail.com -> yolanda ::
2014-10-09 14:40:22 :: yolanda -> tereza@sid.inpe.br ::
2014-10-13 12:59:04 :: tereza@sid.inpe.br :: -> 2014
2014-10-13 14:02:39 :: tereza@sid.inpe.br -> administrator :: 2014
2022-03-15 19:34:08 :: administrator -> :: 2014
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveestimação
mancais aerostáticos
filtro de Kalman
controle de atitude
sistemas inerciais. estimation
air bearing
Kalman filtering
attitude control
inertial systems
ResumoMancais aerostáticos têm sido utilizados em testes de sistemas de controle de atitude de satélites e para a verificação do software e da eletrônica embarcada há mais de 50 anos. Para a validação do ambiente de simulação do sistema de controle de atitude, é necessário o conhecimento acurado das características de massa do conjunto: momentos de inércia e localização do centro de gravidade. A caracterização destas propriedades é muito importante, uma vez que um desalinhamento entre este centro e o centro de rotação do mancal provoca torques indesejados na mesa, que podem ser superiores às perturbações normalmente encontradas no ambiente espacial, inviabilizando a característica do experimento de simular um ambiente de torques mínimos em solo. Neste trabalho são sugeridos dois métodos para estimação das características de massa de duas plataformas baseadas em mancais aerostáticos com três graus de liberdade. Os métodos utilizam medidas de posição e velocidade angulares provenientes de sensores acoplados ao corpo, e são capazes de estimar a atitude, momentos de inércia e posição do centro de gravidade do conjunto. Os algoritmos são baseados na dinâmica não-linear do movimento de atitude de um corpo rígido em conjunto com técnicas não-lineares de estimação (filtro de Kalman estendido e mínimos quadrados não-linear). Para se chegar aos objetivos propostos, vários sensores e atuadores foram integrados aos mancais e entre si. Para a validação dos valores estimados, um algoritmo de controle simples para cada plataforma foi desenvolvido, com o intuito de comparar a resposta ao controle no domínio do tempo. ABSTRACT: Air bearings have been used for tests on satellite attitude control systems and for software and embedded electronic inspection for over 50 years. To validate the simulation environment of the attitude control system, the accurate knowledge of the mass characteristics (moments of inertia and center of gravity) of the assembly is necessary. This characterization is very important, since a misalignment between this center and the air bearing rotation center causes undesirable torques on the table, which can be higher than those disturbances normally found at the space environment, invalidating the minimum-torque environment property of the simulator. This work suggests two methods for estimating the mass characteristics of two different three degrees of freedom air bearings. The methods uses angular positions and velocities measurements from body-fixed sensors, and it is capable of estimating the attitude, moments of inertia and the gravity center of the assembly. The algorithms are based on the nonlinear dynamics of a rigid body attitude motion together with nonlinear techniques of estimation (extended Kalman filter and nonlinear least squares). To reach the proposed aims, different sensors and actuators were acquired and integrated with each other. To validate the estimated values, a sim ple control algorithm for each platform was developed in order to compare the response to the control in the time domain.
ÁreaETES
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.22
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
Lista de Itens Citando
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m21b/2013/09.26.14.25.20
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark nextedition notes number numberofpages orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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